sábado, 9 de maio de 2009

Como usar Scrum sem ser Ágil?

Depois de uma conversa com um amigo, decidi escrever este post para esclarecer alguns pontos em relação a Scrum e Agile, segundo meu ponto de vista. Antes de apresentar os pontos de interesse, vou mostrar parte deste diálogo:

Ele: "Paulo, então ficamos combinado de entregar, ao final deste Sprint, o documento inicial de requisitos e regras de negócio?"

Eu: "Seria bom nós já entregarmos algumas funcionalidades implementadas, pois é isso que prega o Scrum"

Ele: "Nada disso, o Scrum funciona para o gerenciamento de qualquer projeto e pode ter como resultado/meta um documento com os requisitos"

Alguns podem me crucificar, mas isso me fez achar que ele, de alguma maneira, tinha razão. Realmente nós podemos ter como resultado final de um Sprint qualquer produto que dê o máximo de valor para o cliente, mesmo que seja um documento.

No entanto, apesar do o Scrum ter surgido antes do Manifesto Ágil, não consigo ver seu uso (pelo menos na área de TI) sem que esteja atrelado às premissas básicas descritas no manifesto. E uma delas é: Software funcionando é mais importante que Documentação Extensa. Se o seu cliente acha que documentação é mais importante, aconselho a leitura do post "Product Owner: Um De$graçado Ganancio$o", do nosso amigo Rodrigo Yoshima.

Dessa forma, esse simples post vem deixar clara minha opnião de que Scrum não é ágil por si só. Ele precisa das pessoas certas para ser ágil. E se estas trouxerem algumas práticas da XP como TDD, pair programming, integração contínua e o que eu chamo de AQA (Agile Quality Assurance), melhor ainda.

Nenhum comentário: