segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Como ter uma ideia


O programa Globo Ciência do dia 12 de outubro de 2013 teve, como uma de suas matérias, o tratamento de esgoto.  Neste dia, várias ideias para tratamento foram apresentadas. Todas elas tinham um processo bem desenhado e passos bem definidos para transformar esgoto em água potável.  

Entretanto, um destes processos chamou minha atenção. A ideia do criador foi construir um dispositivo com 4 orifícios. O primeiro orifício tinha a função de receber a água do esgoto, que saía filtrada e limpa pelo segundo orifício.  Até aí, nenhuma surpresa. O que chamou minha atenção foi a função do terceiro e quarto orifícios (figura abaixo).

  

De acordo com o pesquisador, nem toda água que entrava no orifício 1 conseguia ser filtrada.  A função do orifício 3 era fazer com que a água não filtrada fizesse outro ciclo de tratamento. Em outras palavras, ela saía pelo orifício 3 e entrava no orifício 4. 

Fazendo uma análise bem crítica, nada há de extraordinário nesta ideia. Mas, pra mim, sim!  Enquanto assistia a reportagem, comecei a pensar no processo Kanban de desenvolvimento e imaginei um "dispositivo" que pudesse ser utilizado em um processo ágil para reciclagem de requisitos. A ideia seria assumir que nem todo requisito que é empurrado para nosso processo esteja "pronto para consumo". Em outras palavras, que tal ter um processo de tratamento de requisitos?  Coisa de maluco...  

Mas meu raciocínio não parou por aí. O Insight que me levou a escrever este blog teve seu ápice quando comecei a pensar sobre como eu cheguei à conclusão da criação de um dispositivo para transformar requisitos "podres" em "potáveis".  Como uma ideia leva à outra? Na verdade, a mágica (se é que existe) está na quantidade e qualidade de conhecimentos gerais adquiridos por nós, seres humanos. De fato, ter uma ideia não é algo tão difícil. Todo ser humano as têm.  O mais difícil, entretanto, é realiza-las. A realização fica mais fácil quando lemos ou conhecemos diversos assuntos.

Neste mesmo programa, um pesquisador (que era músico e matemático) apresentou um programa de computador que amplia a expressão de quem está tocando um instrumento musical.  A ideia básica do seu software era apresentar imagens ou videos no computador que representassem o som tocado pelo instrumento usado. Coisas desse tipo nos trazem à mente o seguinte pensamento: "Por que não pensei nisto antes?  É tão simples!"

Não pensei porque as ideias mais simples do mundo são resultado da combinação de vários conhecimentos. Ter uma ideia depende do quanto você ler e conhece de assuntos gerais. Qualquer pessoa pode ter ideias, mas uma pessoa que conhece música e matemática tem maior probabilidade.  Uma pessoa que conhece Kanban e aprende um pouco sobre tratamento de esgoto em uma reportagem de televisão, também. 

Em suma, se você nunca teve uma ideia simples que pudesse ser executada, ENTÃO LEIA. Estude assuntos que você nunca pensou em estudar e faça atividades que você nunca imaginou fazer! 

Nenhum comentário: