sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Como dizer ao cliente que ele é importante?

Nos últimos anos, tive a oportunidade de lidar com diferentes clientes e empresas.  Algumas das pessoas com as quais conversei, absorveram a importância delas (clientes) em participar dos projetos. Não somente validando resultados, mas direcionando o desenvolvimento.  Entretanto, grande parte dos clientes não se interessa pela execução do projeto. Uma das razões pra isso é que nós, pessoas que constroem o software, não sabemos como dizer a eles, pessoas que usam o software, a importância da sua participação. Este post não tem a pretensão de ensinar como fazer isso, mas tentar mostrar como uma analogia pode mudar todo o entendimento. Então, como deixar claro que a participação dos nossos clientes/usuários é decisiva? 

Leia a analogia abaixo:



Imagine uma Ferrari Enzo.  Agora, se conseguir, imagine um fusca. Ambos são carros e têm um objetivo em comum: transportar pessoas (sem piadas com o fusquinha, por favor).  No entanto, existe uma "pequena" diferença na potência desses carros. Uma Enzo pode chegar a 800 cavalos enquanto um fusca chega a 200.  E daí?  Calma! 

Pergunta: Qual dos dois carros o leitor gostaria de ganhar de presente?  A maioria esmagadora das respostas seria óbvia, a Ferrari.  Mesmo os apaixonados por Fusca ainda escolheriam a Ferrari.  A venda dela daria para comprar vários Fuscas. 
Mas a questão não é essa. 

Vamos dar vida a essa história. 
Suponha que você ganha na loteria.  Algumas dezenas de milhões de reais.  Mas o prêmio será entregue em outra cidade à 2000km de distância.  Você tem duas opções de transporte: a Ferrari Enzo ou o Fusca (vamos levar em consideração que você não está no Brasil, uma vez que não temos rodovias decentes pra suportar uma Ferrari). Cada um dos carros com um motorista.  Qual dos dois veículos você escolheria?  Parece fácil, mas tem um detalhe... um dos motoristas não sabe o caminho, além de ser um bêbado estressado (isto é só um exemplo. Se beber, não dirija!), enquanto o outro é um GPS humano e nunca colocou uma gota de álcool na boca.  Qual dos carros seria escolhido?

A resposta é: Depende em qual dos carros está o motorista bêbado e estressado. Nesse caso, a decisão não depende do carro, mas da pessoa que irá guia-lo. É bem mais seguro gastar uma semana para percorrer 2000km em um Fusca, com um motorista sóbrio, do que entrar em uma Ferrari com a certeza absoluta de que o bêbado estressado vai levar você, e talvez ele (o "motorista" quase sempre escapa), para o túmulo.



No mundo corporativo, é fácil encontrar equipes tão potentes quanto uma Ferrari sendo guiadas por pessoas estressadas que não sabem aonde ir. Já vi times de desenvolvimento de software de alto nível fazerem entregas pífias, bem como Sprint Reviews de times inexperientes que resultaram em pedaços de software verdadeiramente úteis.

É importante, pra não dizer essencial, que o cliente entenda que ele não é "somente" um Product Owner (dono do produto) no sentido literal da palavra.  Ele é a parte mais importante deste conjunto multi-disciplinar de elementos que envolve um projeto de software. Ele é "O Guia" do projeto. 


5 comentários:

Unknown disse...

Boas colocações :)

Unknown disse...

Grande mestre Paulo Furtado! Suas analogias sempre simplificam o conhecimento que o senhor nos desejar repassar, parabéns !

Sérgio Salles disse...

Olá Paulo, parabéns pelo artigo. Muito bem colocado.

andrew disse...

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